A Doença

A gripe é uma infecção das vias respiratórias que predispõe à pneumonia. É causada por um vírus (influenza) que se espalha da pessoa infectada para o nariz e garganta de outros indivíduos. Causa febre alta com calafrios, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e dores musculares.

Qualquer pessoa está vulnerável à gripe. A maioria se cura em poucos dias, porém, a gripe pode levar a complicações graves, principalmente em indivíduos menores de dois anos e maiores de 60 anos.

A Vacina

A vacina é composta por uma mistura de vírus mortos e refeita anualmente com os vírus que circularam no hemisfério norte naquele ano e que circularão no nosso país no próximo inverno. Por isso, ela deve ser aplicada todos os anos.

Por ser composta por vírus mortos, a vacina não causa a gripe. Mesmo sendo muito eficaz, uma pequena porcentagem das pessoas vacinadas pode adquirir gripe, porém mais branda.

É importante ressaltar que muitas pessoas confundem a gripe com o resfriado comum, que é uma infecção leve e causa apenas coriza e febre baixa. A vacina de gripe não previne contra o resfriado.

Todas as pessoas que desejem evitar a gripe, a partir dos seis meses de idade, podem tomar a vacina, sendo que as principais indicações são para:

  • Indivíduos com mais de 60 anos de idade
  • Crianças menores de dois anos de idade
  • Indivíduos com algum tipo de doença crônica como diabetes, insuficiência renal, cardiopatias, doenças pulmonares crônicas
  • Indivíduos com algum tipo de imunodepressão (HIV/AIDS)
  • Mulheres grávidas que passarão o terceiro trimestre de gravidez durante o período de gripe (inverno) – Importante: a vacina é contra-indicada para mulheres no primeiro trimestre de gestação.

O que é gripe influenza?

A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa – e mais grave do que resfriado comum, (1,2,3).
A gripe é causada, principalmente, por 4 tipos de cepas de vírus influenza (H3N2,H1N1,Yamagata,Victoria)

Retirada de Exame